terça-feira, 21 de abril de 2009

Grupo auxilia ex-dekasseguis no retorno ao Brasil

Antônio Carlos Bordin, de Aichi

Os brasileiros que retornam ao Brasil devido à crise econômica no Japão estão buscando ajuda para reentrar no mercado de trabalho. Um dos grupos procurados pelos recém-chegados é o Grupo Nikkei de Promoção Humana, de São Paulo, que oferece ajuda gratuita na forma de orientação de Recursos Humanos, de autoestima e informações sobre vagas de trabalho no mercado.

Antes da crise econômica o Grupo Nikkei recebia a média mensal de 70 a 100 desempregados, sendo que 30 eram ex-dekasseguis. "Agora recebemos cerca de 150 pessoas por mês, sendo 75 ex-dekasseguis", disse Leda Reiko Nakabayashi Shimabukuro, 58.

O Grupo Nikkei nasceu há dez anos, e há oito criou o Projeto Tadaima, palavra japonesa usada quando a pessoa retorna para casa.

No Projeto Tadaima as pessoas passam por um trabalho de dinâmica de grupo para conscientizá-las sobre seus potenciais e, no caso dos ex-dekasseguis, sobre suas experiências obtidas no Japão.

"Atendemos qualquer pessoa que esteja disponível para trabalhar no mercado paulistano, sejam estagiários, primeiro emprego, ex-dekasseguis, idosos, donas de casa, pessoas de qualquer origem e experiência profissional", explica Leda.

Segundo ela, infelizmente a maioria dos atendidos no Projeto Tadaima não retorna às vagas obtidas. "Mas conseguimos confirmar cerca de 15% de colocação nos empregos conseguidos através de colaboradores", explica.

No site do Grupo Nikkei há uma lista de empregos oferecidos, com detalhes como exigências, idade etc, e outra lista com os nomes de candidatos e que tipo de trabalho procuram.

O Grupo Nikkei oferece ainda os projetos "Combate ao Desemprego", no qual faz cadastros para quem busca trabalho na capital paulista, e o Projeto Tanoshimi (Sonho Futuro), voltado para pessoas de 70 a 100 anos de idade.

O Grupo Nikkei de Promoção Humana fica na capital paulista, na Avenida Liberdade, 365. Os telefones para contato são (11) 3399-3754/2404. O e-mail é
gruponikkei@ig.com.br. Home page:www.gruponikkei.org.br. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

fonte: clicksjp.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário