quarta-feira, 6 de maio de 2009

Toyota abre inscrições para curso de mecânica

O curso visa formar profissionais para trabalhar no Brasil

Japão , Aichi , Nagoya - ipcdigital.com / Akio Sakaguti

A Toyota Motors abriu inscrições para o Curso de Mecânica que visa formar profissionais para trabalhar no Brasil. Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de junho e apenas 20 candidatos serão aprovados no processo seletivo que acontece no mês de julho.

As aulas são ministradas no Toyota Technical College de Nagoya, em Aichi, e o curso não é gratuito.

Em 2008, o curso teve um número recorde de inscrições. Mas neste ano, devido à crise, a expectativa é que haja uma pequena redução na procura.

Segundo o instrutor da Toyota, Adalberto Masunaga, para ingressar no curso é necessário que o candidato seja brasileiro residente no Japão, tenha o Primeiro Grau completo no Brasil ou equivalente no Japão, e tenha a idade entre 16 e 26 anos de idade. Os que estiverem acima deste limite de idade podem entrar em contato com o curso para que o caso seja avaliado.

O curso tem aulas teóricas e práticas em português. Segundo Adalberto, a conclusão do curso não siginifica garantia de emprego. "O trabalho no Brasil depende da disponibilidade de vagas nas concessonárias. Locais com maior concentração de ex-dekasseguis, possuem menos vagas que outras regiões do país", disse o instrutor.

“O aluno que se forma nesse colégio, entra em contato com a Toyota do Brasil, que vai indicar ele para as concessonárias que estão precisando dessa mão-de-obra”, explicou Adalberto.

Mesmo sem a total garantia de trabalho, os alunos tem boas expectativas para o futuro.

Leandro Yoshizane está no curso há nove meses e é a esposa quem mantém as despesas da casa enquanto ele estuda. É desta forma que o casal investe no futuro. Para ele “as expectativas na verdade são as melhores possíveis. Sempre tive a vontade de voltar para o Brasil e querer trabalhar lá, mas só que ao mesmo tempo, se eu for embora para o Brasil, como é que vou conseguir me sustentar lá. Então eu optei por fazer o curso para ter uma profissão quando voltar para o Brasil e trabalhar com estabilidade e segurança”, revela o aluno.

“Muitas pessoas pensam que ficar um ano parado sem trabalhar vai estar deixando de ganhar dinheiro então vai estar gastando com condução, alimentação, esse tipo de coisa. Só que na verdade, se a gente for ver bem, qualquer tipo de aprendizado que a gente tenha, o investimento com educação sempre é válido”, lembra Lendro.

Priscila Akemi Luciano também está fazendo o curso. "Outras meninas quando souberam que eu ia entrar no curso disseram: - Nossa! Você vai entrar no curso? Você vai ouvir falar de carro e futebol o dia inteiro! Mas eu falei que eu gosto de carro, de mexer, daí por mim tudo bem." Ela garante que se preocupa menos em se sujar de graxa que os outros alunos.

Com previsão de produzir o modelo de carro híbrido no Brasil, o Curso de Mecânica da Toyota pretende introduzir aulas sobre este tipo de motor para os novos alunos.

Mais informações: http://www.toyota-tcn.ac.jp/brasil/index.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário