segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Aprovada a proposta de orçamento extra para ano fiscal de 2008

O pacote de 4,7 trilhões de ienes inclui a distribuição de bônus em dinheiro à população

Tokyo - Efe

Foi aprovada hoje (27) no Parlamento a proposta do segundo orçamento extra para o ano fiscal de 2008, no valor de 4,7 trilhões de ienes (US$ 54 bilhões), que inclui o polêmico projeto de distribuição de bônus à população como medida de estímulo ao consumo.

Segundo a agência de notícias Kyodo, os partidos de oposição, que têm maioria na Câmara Alta, não aprovaram o projeto do subsídio, proposto pelo governo. E ontem chegaram a votar uma contra-proposta para o orçamento extra sem o subsídio.

Mas, segundo a Constituição japonesa, quando não há acordo no Parlamento, as decisões da Câmara Baixa prevalecem sobre as da Câmara Alta. E apesar das discussões entre oposição e coalizão, a proposta foi aprovada automaticamente.

O objetivo deste orçamento extra é estimular a economia japonesa, principalmente através do consumo e do apoio às pequenas empresas. A principal medida do pacote é a distribuição dos subsídios à população, e que vai custar 2 trilhões de ienes aos cofres públicos. De acordo com a proposta do primeiro-ministro Taro Aso, cada pessoa receberá uma ajuda de 12 mil ienes. O valor aumenta para 20 mil ienes no caso de menores de 18 anos e pessoas acima de 65 anos. Os estrangeiros também receberão o benefício, desde que estejam com a situação regularizada até 1º de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário