quinta-feira, 4 de junho de 2009

Sindicato orienta estrangeiros sobre o Auxílio Subsistência

Jornal IPC - Globo Internacional / Silvia Kikuchi

Para muitos brasileiros que estão recebendo o Seguro Desemprego e não conseguiram encontrar um novo trabalho, o governo japonês disponibiliza o Auxílio Subsistência, conhecido como Seikastu Hogo.

Segundo Naoki Kawamura, membro do Sindicato dos Trabalhadores do Ministério do Trabalho, Saúde e Bem Estar Social, o Auxílio Subsistência - Seikatsu Hogo - é dedicado a quem está passando por dificuldades financeiras e não tem mais a quem recorrer.

O Auxílio foi criado em 2007 e já beneficou mais de 4,5 milhões de pessoas.

Primeiro o requerente deve dar entrada no Seguro Desemprego na Agência Pública de Emprego – Hello Work. Despois deve pedir os financiamentos públicos existentes. O Auxílio Subsistência só é concedido em último caso, quando já se esgotaram todos os recursos possíveis.

Segundo Kawamura, é díficil os estrangeiros conseguirem este benefício uma vez que ele só é garantido por lei para os japoneses. Para os estrangeiros, a concessão do auxílio fica a cargo de cada prefeitura.

Na hora da avaliação vários fatores são levados em consideração como o local da residência, constituição familiar e idade.

Kawamura, que visita as Agência Públicas de Emprego em todo país, conhece vários casos em que o desempregado enfrenta dificuldades para obter o Seikatsu Hogo.

Mas ele cuidou de um caso, em Aichi, no qual a empresa não havia pago o Seguro Desemprego de um ex-funcionário. O Hello Work orientou o Escritório de Normas Trabalhsitas e o Seikatsu Hogo foi liberado. Kawamura diz que casos assim são comuns.

Na opinião dele, o principal obstáculo para um estrangeiro, que vai ao Hello Work para solicitar ajuda ou procurar um emprego, é o idioma.

Ele lembra que nas cidades que tem grande concentração de brasileiros como Hamamatsu, Toyota, Yamato, Okazaki e Minokamo, já existem cursos gratuitos de japonês. Nas cidades que os cursos não existem, basta uma solicitação dos estrangeiros para que as aulas sejam iniciadas.

O Sindicato dos Trabalhadores do Ministério do Trabalho, Saúde e Bem Estar Social fica dentro do ministério e cuida de outras formas de assistência aos desempregados como financiamentos, distribuição de apartamentos públicos, ajuda para tratamento médico, cuidados maternais e entre outros tipos de auxílios.

2 comentários:

  1. gostaria de saber se existe alguma lei que beneficie o trabalhador na seguinte questao...trabalho em uma fabrica e sou empreitada inicialmente eu ganhava 950 e hr e reduziram sem chance de escolha para 900...agora tem a seguinte questao eles estao nos obrigando a fazer apenas 60 horas de zangyo e trabalhar apenas 20 dias isso comecara no mes que vem nw temos ainda nenhum contrato dessa nova lei....mas acontece que 60 horas e apenas 20 dias sao para os shains os trabalhadores direto da fabrica...nos que somos empreitados que beneficio temos se ja ganhamos pouco e o shains ganham bem mais por hora eles tem bonus e nos nw temos pagam shakai hoken e muitos outros beneficios e nos que ja ganhamos pouco porque temos parte dos nossos salarios arrancado pelas impreiteiras e nw temos nada de beneficio, mesmo que pagassemos shakai hoken com a miseria que ganhamos nw nos sbraria nada.....ja que tem essa nova lei entao tem que ser o fim das empreiteiras...

    ResponderExcluir
  2. A comunidade brasileira deve se unir e procurar ter mais conhecimento de seus direitos a uniao faz a força vamos usar a sabedoria e nao so a força nos braços .unidos nao seremos vencidos meu marido e nihonno se alguem precisar de traduçoes entrar em contato por imail ivone_kaneko@hotmail.com

    ResponderExcluir