sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Brasileiros protestam em Tokyo contra demissões em massa

Eles também pediram mais atenção do governo japonês para questões como educação e moradia

Tokyo, Chiyoda - Cristiane Tobace/ipcdigital.com

A manifestação foi organizada em Tokyo no domingo (18) pelo grupo SOS Comunidade. O evento começou com uma assembléia no Koutsu Bldg em Shimbashi, na qual participaram representantes de associações de várias regiões, entre eles Takaharu Hayashi, diretor da NPO Koryunet, de Aichi, e Julieta Yoshimura, presidente da AEBJ (Associação das Escolas Brasileiras no Japão). Julieta Yoshimura destacou os reflexos da crise e das demissões na educação, dizendo que as escolas brasileiras já perderam em média entre 50 e 60% dos alunos.

Depois da assembléia, os participantes fizeram uma passeata pelas ruas do distrito de Chiyoda, onde está localizada a sede central do governo japonês e da Keidanren, a Federação das Organizações Econômicas do Japão. Eles carregaram bandeiras do Brasil, faixas e cartazes em japonês e português. Os brasileiros eram maioiria entre os cerca de 300 participantes.

A próxima manifestação em prol dos brasileiros será em Nagoya, Aichi. Representantes da Koryunet e de outras NPOs da região estão coordenando essa passeata que deverá percorrer as ruas do bairro de Sakae no dia 1º de fevereiro. O objetivo dos organizadores é reunir pelo menos 3 mil pessoas, desempregadas ou não, para chamar atenção e pedir mais assistência do governo japonês aos trabalhadores temporários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário